Novo endereço: http://bragaciclavel.pt

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Sessão pública participativa sobre Estudo de Mobilidade Integrada

A Câmara Municipal de Braga e a Associação de Municípios Quadrilátero Urbano (que abrange os municípios de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães), realizam no próximo dia 19 de novembro, pelas 15:00h, no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro uma Sessão Pública Participativa do Estudo de Mobilidade Integrada do Quadrilátero Urbano.

Sintese estudo mobilidade quadrilatero

O referido estudo pretende constituir uma plataforma de identificação, análise e conceção de orientações estratégicas que sustentem a construção de um sistema integrado de transportes no Quadrilátero. A temática da Mobilidade Sustentável, que por aqui vimos defendendo, faz todo o sentido num enquadramento mais global, sendo que todos têm a ganhar com a promoção e facilitação do uso de meios de transporte mais económicos e menos poluentes, como é o caso da bicicleta.

De acordo com a informação que recebemos, os trabalhos de elaboração do estudo organizam-se em 4 fases:

  • Fase I – Preliminar (Prep. Trabalhos de Campo)
  • Fase II – Caraterização e Diagnóstico
  • Fase III – Definição de Estratégia
  • Fase IV – Final (Síntese)

A síntese da caracterização e diagnóstico, documento que serve de base à apresentação e discussão pública a realizar nessa data e que, de forma bem mais importante, se constituirá como o alicerce para todas as políticas de mobilidade a implementar nos próximos anos, pode ser consultada aqui. Vale a pena dar uma olhada!

Presentemente encontra-se já em curso a Fase III, ou seja, na parte em que se irá proceder à definição de estratégias e ao desenvolvimento de orientações e propostas de atuação.

De acordo com a organização deste evento, "para além da divulgação dos trabalhos de caracterização e diagnóstico, já desenvolvidos no âmbito desta operação, o principal objetivo desta sessão, será promover a participação das diversas entidades e individualidades, neste processo, recolhendo o máximo de contributos para a fase seguinte deste plano".

É, pois, uma excelente oportunidade para ficar por dentro do que está a ser preparado em matéria de mobilidade nestes quatro concelhos e, quem sabe, até para dar algumas dicas construtivas. Vamos até lá de bicicleta? ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário