Novo endereço: http://bragaciclavel.pt

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Braga Ciclável completou o 1º aniversário!

Fotos

Parece que foi ontem! Há cerca de um ano, em meados de março de 2012, era publicado o artigo inaugural do blog Braga Ciclável, intitulado "Pedalar na cidade de Braga".

Ao longo dos 12 meses que se seguiram, foram aqui publicados 222 artigos, todos eles dedicados, de uma forma ou de outra, à temática do uso da bicicleta como meio de transporte na cidade de Braga. Recebemos no blog 72 comentários de leitores e, no Facebook, muitos muitos mais.

Logo no mês inaugural, demos início à rubrica fotográfica Ciclistas Urbanos em Braga, que apresentou 104 ciclistas que gentilmente aceitaram ser fotografados in loco com a bicicleta que estavam a utilizar para se deslocar na cidade. O projeto culminaria em finais de agosto, com a publicação de um vídeo que apresentava "101 Ciclistas Urbanos de Braga":

Em abril de 2012, participámos, em conjunto com um grupo de ciclistas urbanos de Braga, na preparação da Proposta Para Uma Mobilidade Sustentável, que foi subscrita também pelos Encontros com Pedal, pela Associação de Cicloturismo do Minho, pelo Clube de Cicloturismo de Braga e, mais recentemente, pelo Projeto Bracarae. O dossiê foi entregue em junho à Câmara Municipal de Braga, tendo sido também dado a conhecer às restantes forças políticas representadas na Assembleia Municipal (Ricardo Rio, do PSD e coligação "Juntos por Braga", Carlos Almeida e Carla Cruz, do PCP e coligação CDU, e Miguel Coelho e José Ribeiro, do Bloco de Esquerda).

Câmara Municipal de Braga reuniu com ciclistas urbanos

No âmbito dessa iniciativa, participámos em outubro numa reunião de seguimento, convocada pela CMB, onde ouvimos algumas das ideias que estavam em estudo e nos pronunciámos sobre alguns desses aspetos.

Em maio, o P3/Público destacou o Braga Ciclável numa video-reportagem sobre a utilização da bicicleta na cidade de Braga.

Site P3 do Público destacou blog Braga Ciclável em vídeo-reportagem

Ao longo de 12 meses, por repetidas vezes foram aqui discutidos sob diferentes prismas os temas dos estacionamentos para bicicletas, das ciclovias, do trânsito, dos atropelamentos a peões e ciclistas, entre muitos outros. Sandy Kilpatrick nos Encontros Com Pedal

Apoiámos diversos eventos na cidade de Braga, tendo colaborado com os Encontros com Pedal e participado na Manifestação Nacional Basta de Atropelamentos.

IMG 4782

Passou um ano, e tantas coisas aconteceram neste blog e na cidade de Braga! E, ainda assim, gostaríamos que alguma coisa tivesse efetivamente mudado…

Apesar da boa vontade manifestada por todos os setores da sociedade, a verdade é que em Braga ainda não existem estacionamentos adequados para bicicletas nos locais onde fazem falta, a nossa única ciclovia continua a degradar-se em vez de receber os aperfeiçoamentos que seriam necessários para a tornar segura, ainda não há condições para transporte de bicicletas nos autocarros dos TUB e continua a não existir uma rede viária que forneça, no mínimo, um eixo realmente ciclável entre a Estação de Braga, o centro da cidade e o Campus Universitário de Gualtar. Por outras palavras, continua quase tudo por fazer nesta matéria.

É por isso que continuaremos manter como lema uma das frases com que, em março de 2012, inaugurámos o blog Braga Ciclável:

Vamos fazer de Braga uma cidade mais amiga dos peões, das bicicletas e dos ciclistas!

Brevemente, teremos mais novidades e, quem sabe, algumas surpresas para apresentar. Vemo-nos por aí… e boas pedaladas! :-)

1 comentário: