Novo endereço: http://bragaciclavel.pt

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Como um turista estrangeiro vê a peculiar ciclovia de Braga

Mapa ciclovia braga

Em outubro de 2011, há pouco mais de um ano, dois recém-reformados do Canadá decidiram visitar Portugal de bicicleta. Foi uma viagem de 987km, ao longo de 25 dias (até faz inveja, não é?). Estes dois turistas estiveram também em Braga e acharam um tanto ou quanto "peculiar" a única ciclovia existente na cidade.

O relato da experiência aparece nesta página. Depois de uma visita ao santuário do Bom Jesus, estes turistas pretendiam pedalar até à cidade de Guimarães através de estradas secundárias. A coisa não correu muito bem e acabaram por andar um pouco às voltas em Braga.

"O plano B era voltar atrás e apanhar a estrada principal para Guimarães, mas os sinais pareciam estar a mandar-nos andar em círculos. Nessa altura, deparámo-nos com a coisa mais rara de todas - uma faixa reservada para bicicletas. Seguimos por ela só para ver aonde ia dar; a resposta é a lado nenhum. Ao fim de cerca de 5km, ela acabava."

O casal acabaria por regressar ao hotel, adiando para outro dia a visita a Guimarães.

O resto do dia parece ter corrido um pouco melhor, mas este relato parece demonstrar que a cidade de Braga (tal como grande parte de Portugal) continua a não estar preparada para acolher os turistas que todos os anos a visitam de bicicleta. Continua a não haver brochuras turísticas e mapas concebidos a pensar neste tipo de turismo; continua a não haver vias cicláveis (seguras, confortáveis e convenientes para os utilizadores de bicicleta), dentro da cidade bem como entre esta e as localidades vizinhas; ainda não há estacionamento adequado para bicicletas na cidade de Braga; e, ao que parece, a própria sinalização rodoviária parece ser insuficiente...

Sem comentários:

Enviar um comentário