Novo endereço: http://bragaciclavel.pt

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Ciclista atropelado na Avenida Central

Uma notícia no Correio do Minho dá conta de um acidente grave ocorrido estes dias na Avenida Central, cá em Braga.

Um ciclista ficou ferido com gravidade depois de ter sido colhido por um automóvel na Avenida Central, à boca do túnel. O acidente ocorreu na passagem para peões regulada por semáforos localizada em frente ao Bragashopping.

De acordo com a versão da condutora à PSP, o ciclista entrou na passadeira quando o sinal estava verde para os automóveis e, consequentemente, vermelho para os peões.

A condutora - uma jovem de cerca de 20 anos - alega que ainda travou, mas colheu o ciclista que bateu no lado direito do pára-brisas e caiu no chão. A vítima - um homem de 35 anos, residente em Maximinos, Braga - sofreu um traumatismo craneoencefálico. (…)


É sem dúvida uma notícia triste para todos e que vem relembrar-nos de que é necessário um cuidado extremo na forma como circulamos na via pública - quer estejamos dentro de um carro, em cima de uma bicicleta, ou simplesmente a pé. Respeitar os semáforos é imperioso, independentemente de circularmos a pé, de bicicleta, ou de carro.

Não sabemos ainda ao certo se a versão da condutora é verdadeira (e não nos cabe a nós suspeitar), mas bem poderá ser. Ainda que seja recorrente um certo discurso anti-automóvel e anti-automobilista, a verdade é que muitas vezes observamos também comportamentos de risco por parte de ciclistas, como andar pelos passeios ou atravessar passadeiras em cima da bicicleta (bem pior se for com o semáforo vermelho).

Acontecimentos como este devem também fazer-nos refletir sobre a necessidade urgente de formação de peões e ciclistas, que deve ser feita desde cedo, nas escolas...

Sem comentários:

Enviar um comentário