Novo endereço: http://bragaciclavel.pt

terça-feira, 3 de julho de 2012

Ciclistas Urbanos em Braga #85

Ciclistas Urbanos em Braga

O sr. José Rodrigues mora na zona do Areal e trabalha em Vila Nova de Gaia. Todos os dias vai de bicicleta até à Estação de Braga, seguindo de comboio até ao Porto. Depois, aproveita para fazer uma caminhada até Gaia. Para ele, esta é uma forma simples de poupar algum dinheiro durante o mês e de incorporar algum exercício físico na sua rotina diária, para manter um estilo de vida mais saudável.

Nota:

Este é um excelente exemplo de como se pode combinar a bicicleta com os transportes públicos. Optando por estacionar a bicicleta na estação, ou levando-a no comboio para a usar no resto do percurso, esta é atualmente a forma mais barata de viajar até ao Porto.

O uso da intermodalidade deveria ser mais promovido em Braga. A atual distância entre a estação de comboios e a central rodoviária não facilita as coisas a quem deseja usar os transportes públicos. Por outro lado, os acessos para ciclistas a esses locais ainda deixam um pouco a desejar. Seria, pois, importante criar corredores de circulação mais seguros para que vem de bicicleta.

Além disso, tanto a estação de comboios como a central rodoviária poderiam dispor de um serviço de estacionamento de longo prazo para bicicletas. Um estacionamento vigiado ou com algum outro sistema de segurança, que assegurasse aos utilizadores que a sua bicicleta ainda estaria ali no seu regresso. Para quem vai passar o dia fora da cidade, não basta um simples tubo de metal para prender a bicicleta...

Sem comentários:

Enviar um comentário